segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Forró raiz

A rádio USP apresenta, Programa Vira e Mexe


A rádio USP é uma rádio universitária estatal com fins educativos que tem como principal idéia abrir espaço para possibilitar a oportunidade de experimentos. Sintonizada na estação 93,7 FM esta rádio ainda não possui uma longa abrangência, porém possui um conteúdo eficiente para os ouvintes, a programação da rádio oferece gêneros musicais brasileiros, tais como o Samba, o Pop rock nacional e o forró pé de Serra, ritmos que marcaram época no decorrer da trajetória da musicalidade de grandes artistas populares.

“93,7 é uma radio 100% nacional enquanto a maioria das outras rádios é composta de 70% de músicas estrangeiras” afirma Silvana Pires diretora da radio que tem como intuito apresentar música brasileira de qualidade através de artistas que se formaram dentro da música popular brasileira, não se esquecendo de dar oportunidade aos novos artistas do ramo. De acordo com a diretora da rádio é como uma colcha de retalhos, pois tem a possibilidade de apresentar todos os gêneros nacionais.

Silvana informa que quando Paulinho Rosa apareceu junto com Dominguinhos, representante do gênero e entendedor do assunto, apresentando a proposta de gravar um programa que informasse tudo sobre o gênero Pé de Serra, ela não teve dúvidas em aceitar, pois o programa Vira e Mexe tem tudo a ver com o objetivo da rádio, que é apresentar trabalhos regionais de qualidade. – “Tocar música de raiz coincidiu com o propósito da rádio, na questão da educação”

O que realmente a programação da rádio trás é cultura e conhecimento para os ouvintes, pois na realidade, estes, não valorizam a cultura nacional, e, é isto que faz a rádio educativa; levantar a auto-estima da população ouvinte que considera as manifestações culturais arte menor, devido à ignorância com relação ao país multiétnico no qual vivem. “E as programações radiofônicas da 93,7 visam quebrar todo o tabu que gera um preconceito em relação às verdadeiras vozes da canção brasileira.” Disse Silvana.

Paulo Rosa sócio da casa de forró Canto da Ema, produtor e apresentador do programa Vira e Mexe, conta que freqüentou o curso de Ciências Sociais e Direito, porém não os concluiu e que no ano de 1991, freqüentava os bailes de forrós que eram destinados aos nordestinos de classe baixa, desde então largou tudo para se tornar forrozeiro e se dedicar ao ritmo.

A idéia da criação do Vira e Mexe, partiu do produtor cultural, que cursou radio e locução pelo SENAC, para adquiri a DRT (espécie de registro na delegacia regional do trabalho), além disto, ele confirma que gosta muito do veiculo de comunicação o rádio, segundo Paulo, o rádio é um equipamento portátil que estar em todos os lugares fazendo companhia as pessoas, algo diferente da televisão que precisa de uma tomada para transmitir qualquer informação.

Para confirmar o principio desta idéia Paulo cita o Apagão do ano de 1998, pois devido ao ocorrido o único meio que pode transmitir com precisão o que ocorreu foi o rádio e ligado a este fator ele intensifica que as ondas radiofônicas são muito eficazes no meio de comunicação.

Após um show de sanfoneiros na casa noturna, a assessoria da casa marcou uma entrevista na radio USP e junto com Dominguinhos, Paulo Rosa apresentou à Silvana o projeto que ele vinha estudando há muito tempo com o sanfoneiro, ao entender melhor sobre do que se tratava Silvana, junto com a produção da rádio concordou em dar oportunidade ao novo experimento. Paulo conta que antes de tentar a emissora de rádio, ele havia tentado muitas outras rádios comerciais e sempre as respostas eram as mesmas um simples NÃO. Todo esse bloqueio é devido a não exposição que o ritmo brasileiro tem no mercado midiático.

De forma didática, Paulo equilibra a transmissão de cada episódio tornando palatável para os ouvintes, e, é através de novos artistas, tais como: Marisa Monte, Zeca Baleiro, e interpretações de Bob Dylan, que ele divulga o ritmo nordestino, originado de Luiz Gonzaga, Jackson do padeiro, Marines entre outros mestres. Segundo o apresentador é para que os jovens não se espantem com as gravações que antigamente tinham pouca qualidade de som. "É como apresentar os sambas de Cartola na voz de Beth Carvalho, pois na voz do artista real a gravação é muito antiga e ruim”.

Forró é um ritmo que possui uma literatura que deve ser divulgada como uma espécie de “for all”, expressão que Paulo rosa, não aprova por ter uma hipocrisia em sua história, mas para difundir o ritmo ele apresenta da seguinte forma:Forró universal, pois o seu intuito é apresentar a cultura musical nordestina de modo que isto venha minimizar o preconceito, através de um projeto sério.

  • Casa de Forró Canto da Ema: Av. Faria Lima, 364
Fone: 3813-3960
http://www.cantodaema.com.br/

  • Rádio USP: Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa J, 374 1º andar
Fone: 3091-4425
www.radio.usp.br/programa

Nenhum comentário: