terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Forró: Ritmo caliente como os nordetinos!!!


O significado da palavra não se sabe ao certo, pois há duas vertentes. Uma delas é baseada no povo Inglês que no período das construções das vias férreas brasileiras, estes povos se reuniam em alguns finais de tarde, início de noite e ofereciam uma festa FOR ALL, daí aportuguesando a palavra torna-se FORRÓ. Outra explicação é a derivação da palavra FORRÓ BODÓ, que em Yorubá significa confusão.

Embora tenha duas vertentes distintas não, este ritmo contagiou as pessoas e alegrou muitos casamentos na roça. O que não podia esperar, era que o som contagiante do triângulo, da zabumba e da sanfona pudesse perdurar por décadas e atingir públicos diversos.

Más inacreditavelmente, na década de1940 o ousado sanfoneiro e cantador Luiz Gonzaga, apresenta o ritmo marcante do sertão para o sudeste do Brasil, mais especificamente São Paulo e Rio de Janeiro, onde concentrava pequenos povoados de nordestinos.

Inicialmente o ritmo não foi bem aceito pelas classes burguesas da cidade, pois acostumados a venerarem os ritmos estrangeiros, eles achavam que o Forró era popular demais, algo pertencente aos caipiras do sertão. Segundo minha avó, somente se dançava forró na roça.

Com o passar dos tempos, a população nordestina elevou-se oferecendo força de trabalho para as metrópoles e o ritmo ganhou novos fãs, mas mesmo assim ainda é pauta para preconceitos de pessoas que não conhece sobre a história de uma raíz cultural brasileira que se expandiu por toda nação.

Embora alguns massificam este ritmo, incrementando- o com outros instrumentos não típicos do estilo e com letras vulgares, o verdadeiro forró ainda conta com um público fiel e que respeita as tradições do povo sertanejo.










Nenhum comentário: