terça-feira, 18 de agosto de 2009

As diferenças entre os baianos



Já ouvi muita gente dizendo que baiano é tudo preguiçoso, mas alto lá, o que as pessoas desconhecem é que a Bahia é um estado que possui uma área de 559.951 km2, uma vasta extensão diversificada constituída por em planaltos e planícies, dunas, manguezais, e um litoral de aproximadamente 932 km.




As regiões climáticas se diferem uma das outras, há regiões que a temperatura chega até 6,1º C e regiões que atinge cerca de 41º C, lembrando que além do semi-árido o clima predominante deste estado é o tropical.

Com uma população estimada em 12.645.982 de habitantes e 415 municípios, a Bahia é um local multicultural trazendo em sua bagagem a miscigenação indígena, européia e africana. Podemos perceber claramente na culinária das populações que vivem longe da costa marítima.

É uma comida tipicamente sertaneja influenciada pelos quitutes portugueses, porém no litoral a comida é mais colorida em amarelo, por causa do dendê que foi trazido pelos negros da África. Não só na comida, mas o baianos de diferentes localizações possui um sotaque levemente diferente, tradições religiosas e culturais diversificado.


Todavia a falta de conhecimento que os brasileiros tem de sua nação, faz com que eles absorvam a imagem que os gringos tem da nossa cultura, pois a Bahia não é apenas um tabuleiro de acarajé, a Bahia é de todos os Santos e cada Santo possui sua personalidade, sua oferenda e zela por uma causa.

Nenhum comentário: