sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

A moda e a mídia parceria de longa data

O que faz a sociedade andar na moda não está apenas apresentado nas vitrines ou nas passarelas, as imagens da televisão influenciam o público tanto quanto


A relação da moda com a mídia foi apresentada aos brasileiros na década de 50, com a criação da TV Tupi, criada pelo comunicador Assis Chateaubriand. Formadora de opinião a televisão é um veiculo que além de transmitir o som, ela agrega imagens que reforçam a verossimilhança com que os artistas representam a vida real.

Prática e muito sedutora, a televisão é um eletrodoméstico simples e fácil de usar e toda esta praticidade conquistou a mulher, trazendo conhecimento sobre o que está na moda no momento.

Roupa, cabelo, maquiagem e estética são temas que a mulheres discutem com o maior prazer e a difusão desses assuntos se tornou mais populares com a abrangência das telenovelas. Pois desde a sua criação que ela vem transformando o seu formato, adequando-se ao público e influenciando culturalmente a sociedade.

Atualmente as telenovelas se tornaram o cartão postal do país de origem e o Brasil neste quesito conquistou sua audiência internacionalmente. Despertando elogios dos telespectadores e de críticos de comunicação de várias localidades do mundo, devido à beleza dos atores brasileiros e a qualidade das representações tão bem elaboradas que até se confunde com a realidade.

Sabe-se, portanto, que a telenovela é uma vitrine de variados estilos e gostos que devido ao trabalho do seu núcleo dirigente que capricha nos figurinos, no elenco, no ambiente e em todos os aspectos que envolvem o tema da trama. Desta forma a apresentação é feita brilhantemente conquistando principalmente o público feminino.

“Apesar das mudanças vividas pela sociedade, as telenovelas ainda visam a atingir muito mais o público feminino, o que justifica, também, os personagens femininos terem suas roupas, acessórios, corte de cabelos, enfim, seu visual copiado pelo público que os assiste.” explica a design de moda Luiza Kegler.

Podemos dizer que os figurinos apresentam uma proposta de estilo para cada tipo de mulher, basta que cada uma escolha o que mais combina consigo e saia por aí desfilando pelas ruas da cidade com muito charme e glamour.

De acordo com a estilista Luciana Silva a moda e a mídia têm uma relação muito séria, pois uma ajuda a desenvolver o sucesso da outra, a imagem apresentada nas novelas promove a comercialização do figurino e o uso do figurino pelas ruas desperta a curiosidade das pessoas em assistirem a novela.

“Os diretores precisam da ajuda dos figurinistas para direcionar o que eles querem. Sem contar, que um figurino pode chamar a atenção dos telespectadores, virar "hit" e as pessoas ao saírem na rua usando o estilo que remete a novela, automaticamente vão assistir também!”

Moda e novela é uma combinação perfeita para as mulheres vaidosas, principalmente quando se trata da novela das oito que sempre estão com figurinos arrasadores para conquistar o público que adora ser fashion. O projeto que os profissionais da moda fazem para atrair a população é muito objetivo, pois selecionam cuidadosamente a temática que irá ser o sucesso da próxima estação e o que cada novela propõe para poder alcançar as tendências da moda.

“O figurino funciona para os espectadores, no caso de uma novela realista passada nos dias atuais, sobretudo nos grandes centros urbanos do Rio e de São Paulo, como um parâmetro de como se veste atualmente nestes locais. A novela, portanto, passa a irradiar certos hábitos de vestimenta e, por que não, certas modas. Na maior parte das vezes, ela não cria a moda, mas é apenas uma difusora de tendências já existentes, seja em pequenos núcleos sociais, seja em grupos maiores.” Diz o jornalista Alcino Leite, editor do caderno de moda Jornal Folha de São Paulo.









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